A prática de discutir seus casos numa supervisão em psicanálise é muito salutar para o terapeuta, pois lhe possibilita tornar-se cada vez mais confiante no domínio da técnica orientada pela psicanálise.
Experiência
Tenho oferecido há mais de dez anos supervisões individuais e/ou em duplas para terapeutas que tenham uma clínica já consolidada ou em construção.
Meu trabalho é auxiliá-los a se tornarem mais competentes na difícil arte de escuta e tradução das comunicações inconscientes de seus pacientes. Outro objetivo é ajudá-los a se tornarem mais conscientes dos processos mentais que estão em jogo na dupla que se forma entre ele e cada uma das pessoas que atende.
Nesse aspecto, vejo a supervisão como o lugar onde o terapeuta pode, ajudado pela minha condução, integrar sua intuição clínica e visão teórica, uma não podendo caminhar sem a outra na psicanálise.
Como iniciar?
Para iniciar a supervisão em psicanálise é imprescindível que o terapeuta esteja em psicoterapia ou análise pessoal, pois não se leva um paciente até onde o próprio terapeuta não tenha ido na investigação de si mesmo.
Preço e frequência da supervisão em psicanálise
O valor da supervisão é o equivalente ao de uma sessão de análise, podendo ser dividido entre a dupla. Sua duração é de cinquenta minutos e a frequência é de, no mínimo, uma vez por semana.
Presencial ou online?
É preferível que a supervisão seja feita de forma presencial no consultório do analista, mas caso isso não seja possível, pode-se realizá-la de modo online sem grandes prejuízos em termos de aprendizagem.
Interessado(a)? Acesse mais informações abaixo:
- Meu Currículo e experiência profissional e acadêmica
- É possível fazer psicanálise pela internet?
- Como funciona uma psicanálise?
- O que ocorre numa sessão?
- Quanto tempo dura uma psicanálise?
- Quem foi Sigmund Freud?
- As fases de um paciente quando faz psicanálise
- Quanto custa uma psicanálise?
Fale comigo pelo whatsapp
Clique e fale diretamente comigo pelo whatsapp clicando abaixo: